Home»Geral»Coronavírus: Alpinistas encontram cidade deserta após 46 dias isolados

Coronavírus: Alpinistas encontram cidade deserta após 46 dias isolados

Profissionais não possuíam qualquer meio de obter informações atualizadas e desconheciam medidas adotadas pelos governos contra novo coronavírus

1
Shares
Pinterest Google+

Um grupo de alpinista ficou 46 dias isolado durante um curso de formação, em picos montanhosos próximos a La Paz, na Bolívia. Os profissionais não possuíam qualquer meio de obter informações atualizadas e desconheciam as medidas adotadas pelos governos contra o novo coronavírus. Todos eles ficaram surpresos após voltarem para La Paz e se depararem com a cidade deserta.

De acordo com um dos guias bolivianos, o grupo possuía 18 integrantes de vários países. Alpinistas da Alemanha, Bolívia, Chile, Colômbia e França, se reuniram no último dia 10 de fevereiro para iniciarem um curso de “guias de trekking e chefes de expedições”.

Os alpinistas estavam completamente isolados, a comida chegava em “pontos de acesso” da travessia, como abrigos, mas eles não tinham sinal de celular e pouca bateria nos rádios. Eles escalaram montanhas durante todo o percurso. Entre os locais visitados estão o pico Huayna Potosí, com 6.088 metros de altitude.

Transferência para a cidade

A última parada do curso aconteceu no último dia 25 de março, quando o grupo soube das medidas tomadas pelo governo da Bolívia, como a quarentena total em todo o país e o fechamento das fronteiras.

13 dos participantes passaram pelo processo de evacuação na última sexta-feira (27). Os outros cinco foram levados para a cidade de La Paz, para que pudessem se resguardar e cumprir todo o processo médico, depois de 46 dias isolados nos picos.

Um dos alpinistas relatou que voltar à cidade boliviana foi “um choque” para todos eles, vendo as ruas “desertas”, todos os estabelecimentos fechados e a maior parte da população usando máscaras e luvas.

O grupo recebeu atendimento médico e passou por exames. Ao confirmar que todos estavam bem, foi determinado que o grupo cumprisse quarentena. A associação de guias do país começou a coordenação para que os quatro franceses e os três chilenos possam voltar aos seus respectivos países. Já os alpinistas da Alemanha e da Colômbia moram na Bolívia.

A Bolívia estabeleceu várias medidas contra o coronavírus, como o fechamento de fronteiras e a suspensão do tráfego aéreo. Entretanto, alguns voos humanitários para evacuar estrangeiros têm sido liberados.

Fonte: Jornal de Brasília

Previous post

Coronavírus: governo federal avalia desobrigar escolas dos 200 dias letivos

Next post

Aniversário pode ter espalhado covid-19 entre ex-jogadores

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *