0
Shares
Pinterest Google+

O Coordenador da Auditoria Interna da Cooperativa Mista São Luiz Ltda., José Guilherme Pretto, escreveu o artigo “PROCESSO DE CONTROLE DE ESTOQUE COM ATUAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA EM UMA FÁBRICA DE RAÇÕES DE UMA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA”; artigo que defendeu para obtenção do título de “pós-graduação lato Sensu – MBA em Auditoria e Contabilidade Cooperativa, artigo publicado no livro TÓPICOS EM ADMINISTRAÇÃO.

O estudo buscou referencial em pesquisa de natureza aplicada, método classificado como pesquisa qualitativa básica com utilização de técnicas de coleta de dados por observação e análise documental em um estudo de caso selecionado.

Este trabalho buscou entender e analisar como em um ambiente competitivo de negócios, otimizar a produção e reduzir os custos são considerados fatores decisivos para manutenção das organizações no mercado. Para tanto, o controle de estoque, no caso de cooperativas agropecuárias, se torna relevante, em função dos valores envolvidos nos estoques das entidades. Para auxiliar nesse processo de controle, a auditoria interna é tida como uma solução aplicável, que busca reduzir possíveis ineficiências dos controles, evitando perdas financeiras de estoques.

Assim, a presente pesquisa buscou verificar como a atuação da auditoria interna poderia contribuir para o aprimoramento dos controles internos dos estoques em uma fábrica de rações de uma cooperativa agropecuária. Com a realização da pesquisa, pode-se observar que, com a implementação dos controles internos recomendados, e implementados pela administração, houveram reduções nas perdas financeiras de estoques em todos os produtos ao longo da análise.

Segundo José Guilherme Pretto “como contribuição da pesquisa, torna-se evidente que diante das recomendações nos controles internos de estoque pela auditoria interna, viabilizando uma gestão dos estoques mais eficiente, a rentabilidade do negócio tende a melhorar, o que consequentemente, contribui para a sua sustentabilidade”.

O link para acessar o livro e o capítulo da pesquisa está disponível em: https://poisson.com.br/2018/produto/topicos-em-administracao-volume-37/

Previous post

Prefeitura prepara Desfile Cívico para o dia 07 de setembro

Next post

Comissões iniciam a construção de mais um Hortigranjeiros

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *