Home»Destaque»Construção civil teve um aumento 83,72%, no número de pedidos durante a Pandemia

Construção civil teve um aumento 83,72%, no número de pedidos durante a Pandemia

1
Shares
Pinterest Google+

Apesar de muitos setores terem sofrido diretamente os impactos do Coronavírus desde março para cá, em Santa Rosa, a área da construção civil seguiu um patamar diferente.
De acordo com Jader Alan Britzke, Servidor de Carreira e atualmente no posto de Secretário de Planejamento Urbano e Habitação, até o início do mês de outubro, foram abertos 607 processos de construção. Até o mês de Março (inclusive), teve-se uma média de 43 processos por mês. Já no período compreendido entre Abril e Setembro (inclusive), foi obtida uma média de 79 processos por mês, significando que, durante a pandemia, tiveram um aumento de 83,72%, no número de pedidos de construção.
Jader explica que pelo fato do processo de construção integrar 4 deles em um só, todos os 607 processos tiveram em algum momento de sua tramitação a aprovação e emissão de documento por parte do município. “Até final de setembro tínhamos 483 alvarás emitidos pelo município, destes 370 alvarás de construção. Deste foram emitidos 55 habite-se até o momento. Significa que das 370 obras licenciadas pelo município, 55 delas já foram concluídas”, salienta e acrescenta que estão em análise, no momento, 91 processos, mas que esse número deve aumentar até o final do ano, pois ocorre uma atualização diária dos mesmos.
Dessa forma, portanto, é perceptível a ascensão do ramo da construção civil na cidade, o que demonstra um ótimo indicador para o crescimento de Santa Rosa. A construção civil é um setor consolidado, que desempenha uma grande importância para o desenvolvimento de toda uma cadeia de fornecimento de materiais. É propulsor da economia, não apenas local, mas de todo o país, pois com o aumento da atividade de construção, há um aumento de demanda no mercado de trabalho, aumento na venda de materiais destinados à edificações e, consequentemente, aumento na renda dos trabalhadores, que reverte diretamente no comércio local com a compra de outros produtos.
Jader frisa que esse aumento foi em razão da diminuição da taxa de juros para financiamentos, aumento da cotação dos produtos agrícolas e redução dos rendimentos nas aplicações na poupança. “Isso pode ser percebido pelo número de processos de construção protocolados junto ao Município”, diz.
Além disso, a respeito dos loteamentos, já foram liberados seis, com a previsão de liberação de mais outros cinco loteamentos. “Os lotes são procurados onde são executados os loteamentos, desta forma são em pontos diversos da cidade, e lembrando que os loteamentos aprovados este ano estão em fase de conclusão de infraestrutura, sendo que nem todos estão disponíveis para compra, por não terem concluída suas obras”, ressalta. Ele ainda acrescenta que a previsão para esse ramo é a liberação de aproximadamente mais 450 a 500 lotes até final de 2020, o que vai totalizar entre 1000 e 1200 lotes aprovados neste ano.

Previous post

RECORDAÇÕES

Next post

Como avaliar o bairro, o condomínio e o imóvel antes de comprar ou alugar

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *