2
Shares
Pinterest Google+

A Associação Vida Plena Amor Exigente (Avipae) está com vagas em suas quatro comunidades terapêuticas na região Noroeste do Estado. As estruturas recebem adultos e adolescentes para o tratamento da dependência de álcool e outras drogas. As unidades, localizadas em Santa Rosa, Alecrim, Horizontina e Porto Mauá, têm capacidade para acolher um total de 160 usuários. Atualmente, 67 pessoas estão internadas. Talita Preschadt, responsável pela triagem dos pacientes, explica que neste período do ano aumenta a procura por tratamento. “A dependência é uma doença, que tem alguns fatores de risco que incidem no consumo de álcool e drogas. E a família é um deles”.

Preschadt ressalta que após as comemorações de final de ano, pacientes geralmente passam por crises e precisam de ajuda. A orientação é para que as pessoas cheguem no processo de triagem, que ocorre na comunidade de Santa Rosa, com um documento de referência, assinado por um profissional da saúde. Com isso, é possível encaminhar a vaga via Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimento gratuito. Os acolhidos ficam de nove a doze meses internados, com visitas mensais. Eles têm plano de atendimento singular e participam de cursos profissionalizantes e atividades com a equipe de psicólogos e assistentes sociais. “Encaramos a dependência como um problema de saúde mental. Por isso, o foco está na disciplina, no comportamental”.

A Avipae atua há 16 anos na região. As estruturas são mantidas com recursos oriundos de convênios com os governos federal e estadual e com municípios da região. Além disso, doações garantem a sustentabilidade financeira da entidade. Em 2018, foram realizadas 270 internações nas quatro comunidades terapêuticas.

Previous post

Operação Fundo Falso tinha ramificação em Santa Rosa

Next post

Inicia implantação do Centro de Distribuição da Quero-Quero

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *