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Colégio Dom Bosco apresenta mudanças para o novo Ensino Médio

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O Colégio Salesiano Dom Bosco apresentou na última semana as mudanças que irão ocorrer na escola para se adequar ao novo Ensino Médio. Todas as mudanças estão de acordo com as normas impostas pela lei 13.415/2017. O currículo do Novo Ensino Médio será composto por duas partes: a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos. A Formação Geral Básica segue o que está previsto na Base Nacional Comum Curricular e está organizada em 4 áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Os Itinerários Formativos serão organizados em diferentes arranjos curriculares, em uma estrutura flexível, com o objetivo de estimular o protagonismo juvenil.

De acordo com Jefferson Vescia, professor do Colégio Dom Bosco que está à frente dessa organização, “as mudanças visam garantir aos estudantes mais tempo na escola e autonomia para escolher em quais áreas do conhecimento eles desejam se aprofundar, com base em seus interesses pessoais e profissionais”. O Colégio Dom Bosco irá adotar como componente fundamental para auxiliar os alunos em suas escolhas acadêmicas e profissionais o Projeto de Vida, uma disciplina voltada para os alunos pensarem nos seus planos futuros. A escola já tem esse componente no currículo do Ensino Médio e, a partir do próximo ano, o Projeto de Vida terá ainda mais destaque.

Jefferson também ressalta que terá um semestre para que os alunos possam conhecer as quatro áreas, antes de realizarem a escolha de duas áreas para aprofundamento. A Editora Edebê, responsável pelos livros da escola, criou uma nova coleção para o Ensino Médio, a coleção Passaporte, com materiais didáticos impressos e digitais, contemplando as necessidades da Formação Geral Básica e com várias unidades curriculares. Também terá novas coleções para as Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol).

Os alunos também terão mudanças em suas rotinas. Na parte da Formação Geral Básica, eles terão uma integração muito maior entre os componentes curriculares. Nos itinerários formativos, auxiliados pelo seu Projeto de Vida, eles passarão a fazer escolhas que impactarão o futuro acadêmico e profissional. Essas escolhas serão feitas de forma progressiva, a partir do 2º semestre da 1ª série.

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