Home»Destaque»Câncer de Ovário: uma doença silenciosa

Câncer de Ovário: uma doença silenciosa

O tumor é o segundo tipo de câncer ginecológico mais comum entre as mulheres. No Brasil, são estimados mais de 6 mil novos casos de câncer de ovário

1
Shares
Pinterest Google+

Ao longo do mês de maio é promovida uma campanha mundial de conscientização ao Câncer de Ovário. O compartilhamento de informações sobre a doença, é uma importante ferramenta de apoio ao diagnóstico precoce. Através disso, objetiva-se melhorar as chances de cura das pacientes acometidas.
O Câncer de Ovário é, incialmente, uma doença assintomática. Porém, com o crescimento das lesões, pode-se notar: o surgimento de desconforto abdominal, sensação de pressão no baixo ventre, aumento do volume desse abdômen, alteração no hábito intestinal e urinário (devido a compressão dessas lesões) e ainda o emagrecimento das pacientes. Todos os sinais citados, são de alerta, principalmente em mulheres acima de 50 anos.
Segundo o Oncologista Clínico, Dr. Pedro Lourega, “a história familiar de câncer de ovário é um fator de risco importante e deve ser informado ao médico para que ele possa orientar sobre o rastreamento da doença”. Além desse aspecto, fatores reprodutivos, hormonais, genéticos e excesso de peso aumentam as chances de desenvolver esse tipo de câncer.
No que diz respeito ao tratamento, o especialista relata que o câncer de ovário pode ser tratado com cirurgia, quimioterapia ou outras estratégias medicamentosas. “Tudo depende da extensão da doença, da idade, condições clínicas da paciente e se o tumor é inicial ou recorrente”, destaca Lourega.
O acompanhamento do oncologista e a participação de um time treinado para o tratamento dessas pacientes agrega melhores resultados e é fundamental na busca de boas práticas para a saúde plena. Para prevenir: fique atenta aos sinais do seu corpo, mantenha seu peso saudável e consulte seu ginecologista regularmente.

Previous post

Programa de Educação Social da Coopermil realiza entrega de doações

Next post

No Dia do Desafio, Sesc Santa Rosa promove arrecadação de alimentos e agasalhos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *