Home»Ensino»Cairu realizou debate sobre democracia, como atividade da Semana da Pátria

Cairu realizou debate sobre democracia, como atividade da Semana da Pátria

0
Shares
Pinterest Google+

Por uma democracia possível, foi o tema que a área de Ciências Humanas, do Instituto Estadual Visconde do Cairu, de Santa Rosa, escolheu para realizar uma manhã de estudo de filosofia política, realizada nesse sábado, 11 de setembro.

O evento promovido pela escola foi realizado on-line, como atividade letiva, envolvendo alunos, professores e funcionários dos três turnos. Além dos alunos do Cairu, acompanharam a atividade, alunos da Escola Cruzeiro e um grupo de pesquisa da Unicruz de Cruz Alta.

Esta atividade, desenvolvida em vista às programações alusivas a Semana da Pátria, teve um viés de estudo de temas que envolvem a república, a democracia, o poder, a pátria, o ser cidadão participante da sociedade em que vivemos. E a escola Cairu, que tem em seu DNA a formação cidadã, não poderia se furtar de estudar estes temas, mesmo em tempos tão adversos e conflituosos que vivemos no mundo.

A abordagem conceitual do debate, dialogou com autores contemporâneos que discutem a democracia, a república e o espaço público, ou para sintetizar, discutiu a política sob o olhar crítico e orientado pela pesquisa científica.

Dois renomados pesquisadores foram convidados para realizar conferências, a partir do tema proposto. Doutor Adair Adams, professor do IFRS, Campus de Vacaria, e Doutor Tiago Brutti, professor da Unicruz, Cruz Alta. Na abordagem que o professor Dr. Adair Adams fez, trouxe uma esclarecedora abordagem sobre Política, Poder e Eros, a partir do pensador coreano, Byung-Chul Han. Segundo a compreensão do autor, ao redor do poder ronda um caos teórico, o que dificulta estabelecer um consenso a respeito do que consistiria o poder, seu modo de ser e de funcionar. Han entende que o poder é um fenômeno demasiadamente complexo e, nesse sentido, para ter uma compreensão que não falte com algum modo de representação ou de aparição do poder, pretende formular um conceito móvel, capaz de adaptar-se a qualquer estrutura de poder possível.

Já na abordagem que o professor Dr. Tiago Brutti realizou, seguiu as inspirações do filósofo Condorcet e Hannah Arendt, para apresentar conceitos de República, e instrução pública, idealizações estas, comprometidas em viabilizar condições efetivas de liberdade e igualdade, que estão assentadas sobre diretrizes e ações orientadas tanto ao bem comum dos cidadãos quanto ao bem-estar dos indivíduos.

Após as conferências dos dois pesquisadores, o professor e coordenador do Curso Técnico em Publicidade do Cairu, Alcindo Dalcin, realizou alguns comentários e provocações e, ainda com as questões idealizadas pelos participantes, os professores realizaram suas considerações finais.

Foram duas horas e meia de debate, uma momento ímpar de estudo sobre democracia e suas implicações no cotidiano de todos nós cidadãos. A apresentação e coordenação do debate foi realizado pelo professor Camilo Perin, com a respectiva participação do diretor da Escola, Prof. Junior Freddi e Coordenador da Área de Ciências Humanas, Prof. Luis Leal Girardon.

Previous post

Artesanato em lã ovina recebe novamente destaque estadual

Next post

74% já receberam a primeira dose e 46% já receberam a imunização completa

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *