Home»Geral»Alunos do Cairu visitam central de triagem e aterro sanitário de resíduos sólidos em Giruá

Alunos do Cairu visitam central de triagem e aterro sanitário de resíduos sólidos em Giruá

0
Shares
Pinterest Google+

Nas manhãs desta terça e quarta-feira, alunos dos primeiros ano do curso Normal e Ensino Médio Regular do Instituto Estadual Visconde do Cairu realizaram uma viagem com o objetivo de complementar os estudos realizados sobre a temática do cuidado com o meio ambiente, o reaproveitamento e destinação correta dos resíduos sólidos produzidos pelas pessoas, reciclagem das embalagem utilizadas com agrotóxicos e cuidado com a água potável.

A viagem de estudos teve como roteiro o município de Giruá, com visitação da Cooperativa Ecovida, entidade responsável pela triagem e reciclagem dos resíduos sólidos recolhidos nos municípios da região que fazem a coleta seletiva. Os alunos viram com seus próprios olhos, como é possível classificar e reutilizar bens naturais que já foram utilizados e manuseados pelas pessoas. Perceberam a importância do trabalho cooperativo e aquilo que é considerado lixo e material descartável, estes resíduos podem ser reutilizados em novos materiais e ainda gerar renda de subsistência para as famílias que lá trabalham.

Na sequência, os alunos visitaram e conheceram a empresa multinacional que realiza o recebimento de toda a produção de resíduos sólidos produzidos em mais de 50 municípios da grande região. A Central de Tratamento de Resíduos está instalada em uma área de 20 hectares. A central opera com uma capacidade de 500 toneladas/dia de resíduos, o que permite atender à demanda de toda a região noroeste do estado. O chorume, líquido resultante do processo de disposição dos resíduos, é direcionado para um sistema de osmose reversa em que o resultado final é água em condições de reuso.

E para finalizar o roteiro de estudo, os alunos visitaram a central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, também situado em Giruá. Obrigatório por lei, comércio que vende e agricultores que utilizam defensivos agrícola na produção rural, necessitam fazer a uso reverso das embalagens, evitando depositar em lugares inadequados e poluindo o meio ambiente.

E a atividade de encerramento do estudo desta temática se dará na próxima semana, 25 de abril, com palestras para todos os alunos do Ensino Médio, Normal e séries finais do Ensino Fundamental, sobre o cuidado, uso e disponibilidade da água potável no planeta.

Previous post

Cotrirosa recebe Expedição da Agricultura para a Vida

Next post

SEQUESTRO DE CARBONO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *