Home»Agricultura»Agroindústria de Santa Rosa é incluída no Programa Estadual de Agroindústria Familiar

Agroindústria de Santa Rosa é incluída no Programa Estadual de Agroindústria Familiar

0
Shares
Pinterest Google+

A Apicultura Grings avançou mais um passo importante para sua formalização e consolidação no município de Santa Rosa e região. Nesta segunda-feira (07/12), o apicultor Ivamar Grings recebeu das mãos do médico veterinário do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Guilherme Dahmer, e do extensionista do Escritório Regional, médico veterinário Jorge João Lunardi, o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf-RS). Isso significa que o empreendimento atende aos requisitos ambientais, sanitários e tributários para seu financiamento.

Diante da demanda local por um produto de qualidade e formal, o apicultor buscou orientações técnicas da Emater/RS-Ascar e desde o ano passado o empreendimento avançou para sua consolidação. Também contou com o apoio do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e da Secretaria Municipal de Agricultura, conquistando o Alvará Sanitário em novembro de 2021. A inclusão no Peaf-RS é passo fundamental para obter o Susaf-RS, sendo que a intenção do produtor é poder comercializar em todo o Estado.

A conquista foi a realização de um sonho, inspirado na vocação de sua família e para o qual buscou capacitação. Com o empreendimento legalizado, fornece mel e extrato de própolis a consumidores finais, assim como presta serviços de extração a outros apicultores. Atualmente a capacidade de produção dos apiários está em aproximadamente 3 mil kg/ano, com estimativa de ultrapassar os 5 mil quilos em dois anos. Já a agroindústria dispõe capacidade para processamento de 4 mil quilos mensais e, pensando no aproveitamento total de sua capacidade se dispõe a executar a colheita e processamento do mel de outros apicultores, que por falta de tempo e/ou equipamentos, queiram realizar a parceria.

Entenda o Peaf RS

O Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf RS), coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) é uma das políticas públicas mais efetivas no que tange à geração de renda e agregação de valor, possibilitando o acesso à legalização, espaços de comercialização, assistência técnica e, consequentemente, melhoria nas condições de vida.

Os empreendimentos que recebem assessoramento por meio do Programa, que é executado pela Emater/RS-Ascar, podem usufruir dos serviços prestados pela Instituição como assistência técnica, elaboração de tabelas nutricionais, confecção de plantas sanitárias de agroindústrias, cursos de capacitação, além de ter acesso a financiamentos subsidiados pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Uma vez inclusas no Programa, as agroindústrias podem usar o selo Sabor Gaúcho e acessar a diferentes mercados, entre eles, institucionais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa Alimenta Brasil (PAB).

Santa Rosa possui hoje 29 agroindústrias inclusas no Programa, dividindo com Erechim, a terceira posição no Estado, de município com número de empreendimentos formalizados desta natureza.

Previous post

SoloVita Pharma traz um novo conceito em farmácia de manipulação: Vender Saúde e Beleza

Next post

Rufino e Kuique solicitam ao DAER reparos na RS-344

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *