0
Shares
Pinterest Google+

Autora: Bianca K. Schinweiski
Estudante de Psicologia – Unijui

Adolescência é uma fase na qual a maioria de nós já passou, ou ainda vai passar. O termo adolescência nos parece muito mais atual, como se antes não existisse. Acredito que essa fase não é tão atual, mas vem sendo muito mais abordada na atualidade. Como também, mais vivida, pois antes se casava e tinha filhos muito cedo e por isso ela acabava sendo pulada na vida de alguma pessoas. A adolescência, no meu ver, uma é fase linda, que carrega muitas descobertas, novos saberes e olhares, como também algumas angustias.

A palavra Adolescência vem do Latim, onde ad = “para” e olescere = “crescer”, no entanto, adolescência significa literalmente “crescer para”. A adolescência é um período de transição da infância para a vida adulta, onde este conceito não engloba apenas transformações físicas, mas também todo o processo de mudança e adaptação psicológica, familiar e social a essas transformações. E essa fase vem carregada de muitas transformações na qual os sujeitos precisam lidar e é por isso que ela nos parece ter um peso maior, ser mais carregada e para alguns até mesmo mais problemática.

Muito se critica, mas poucos são os que param para prestar atenção nessa fase da vida. É a transformação de uma criança, que ate então não tinha muitas responsabilidades, era dependente, que basicamente não tinha muitas preocupações, para um adulto, cheio de novos desafios, responsabilidades e que do dia para noite tem que ser independente e decidir sua vida. Os adolescentes são colocados a pensar em trabalho, carreira, com uma pressa, pelo meio social, que acaba angustiando, é estudar, trabalhar, se virar literalmente, e ai que alguns se perdem num caos subjetivo. Além das mudanças sociais, também ocorrem mudanças físicas no corpo. Começa então a transição de um corpo infantil para um corpo adulto, algo que obviamente não ocorre do dia para a noite, mas sim, vai acontecendo com o passar do tempo. Essas mudanças vêm carregadas de angustia e medos, até porque nessa fase, nos parece que, questões ligadas autoestima e ao corpo afloram ainda mais, estar sempre bem apresentado, com roupas da moda, cabelo, unha, a pele sem espinhas, enfim tudo importa, e muito. E é porque tudo importa, que as vezes coisas tão pequenas acabam ganhando grandes proporções, e ai, muitas vezes não temos paciência ou nem sabemos como lidar, e fica parecendo que essa fase vai ser muito turbulenta.

Não sabemos quando essa fase vai se iniciar, muito menos quando vai acabar. Mas como de uma hora pra outra tudo começou, de uma hora para outra tudo vai terminar, e não iremos nos dar conta, mas lá estaremos nos portando com maturidade e de uma forma semelhante a nossos pais, pois é através deles que entraremos na vida adulta, por mais doloroso e angustiante que seja; Winnicot, aborda em um de seus livro que “A cura da adolescência vem do passar do tempo e do gradual desenrolar dos processos de amadurecimento; estes de fato conduzem, ao final, ao aparecimento da pessoa adulta.” A adolescência traz consigo um aprendizado muito grande e pra quem consegue apreciar ela de ambos os lados, pra quem consegue identificar as fragilidades e as forças dessa fase.

Sendo assim, a psicologia vem a dar espaço de fala aos adolescentes e ate mesmo suas famílias, sendo fonte de apoio diante das angustias. Buscando dar espaço para que os adolescentes elaborem essas confusões que surgem com a nova fase, buscando que esse novo momento da vida seja vivido de uma forma mais saudável, e menos dolorida e angustiante, para assim aos poucos surgir um adulto, o adulto no qual o sujeito em questão deseja ser.

Previous post

IBGE: desemprego cai para 9,8%; rendimento fica estável

Next post

De Conti pede que Fundação recolha e doe óculos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *