0
Shares
Pinterest Google+

Apesar de o clima ter oscilado muito nos últimos dias, creia-se que o inverno chegou para ficar na região. E nesse período, a vontade de permanecer em casa, e principalmente a de passar o tempo todo comendo, é recorrente para diversos indivíduos. E de fato, é verdade que nessa estação o ser humano ingere mais alimentos. Mas, afinal, por qual motivo isso acontece?

Franciéle Klug Cogo, Nutricionista Clínica Funcional

Segundo Franciéle Klug Cogo, Nutricionista Clínica Funcional, no frio a sensação de fome aumenta porque o organismo gasta mais energia para produzir calor e manter a temperatura corporal. No caso, o corpo tenta preservar a gordura guardada – porque ela atua como isolante térmico – e, por isso, os estoques de glicogênio (armazenamento de carboidrato) se esgotam mais rapidamente, provocando uma fome “mais frequente”, mas não exatamente “maior”.

Dessa forma, o metabolismo fica mais acelerado e a pessoa acaba querendo fontes rápidas de energia, como gordura e carboidrato. Além disso, nesta época acontece uma diminuição na produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Assim, para “tentar” suprir esta sensação de tristeza e desânimo, as maiorias das pessoas acabam compensando com alimentos e por isso aumenta a procura por alimentos ricos em açúcares (fondue, chocolates e cappuccinos, por exemplo) e carboidratos (massas, lasanhas e risotos).

Ademais, a atividade física fica menos presente e tudo conspira para buscar conforto na comida, beneficiando a tendência em comer mais, já que o frio ativa a vontade de ingerir alimentos mais calóricos para manter-se aquecido.

Assim sendo, alimentos com alto valor energético como massas, risotos, pizzas, chocolates quentes, lasanhas, estrogonofes, bifes à parmegiana, vinhos, quentão, no geral alimentos gordurosos e ricos em carboidratos refinados, são aconselháveis pela Nutricionista a evitar.

Em contra partida, Franciéle também explana alimentos nos quais são favoráveis e recomendáveis para esse período. “Chá, caldos, sopas de legumes e leguminosas (ervilha, grão de bico, feijão), mingau, frutas assadas ou cozidas com especiarias (ex.: maça com canela), legumes no vapor ou refogados ou assados com ervas aromáticas, suflês e panquecas. Mas, vale ressaltar, é necessário evitar sopas e caldos que tenham creme de leite, queijos, leites e pães em excesso. Para driblar a queda da serotonina é importante incluir alimentos ricos em triptofanos como: banana, castanha, feijões, lentilhas, damascos, aveia, abacate, arroz integral e mel. Também é interessante investir em alimentos termogênicos como pimentas, gengibre, cacau, café, chá verde, canela que requerem um gasto calórico maior do organismo durante a digestão, aumentando a temperatura corporal, perfeito para o inverno”, salienta e ainda acrescenta que o bom e velho chimarrão, que toda a gauchada gosta, também entra na categoria dos oportunos, mas claro que sempre com moderação.

Diferente como muitos pensam, o que deve acontecer no inverno é que a reposição energética precisa ser mais frequente, mas não hipercalórica. A ingestão de alimentos mais calóricos mantendo o mesmo número de refeições fará com que o corpo acumule o excesso ingerido e não com que utilize, naquele espaço de tempo, como gordura e essa acaba sendo preservada pelo metabolismo, porque também auxilia na manutenção da temperatura interna.

Mas, para quem também pensa em manter o peso ou emagrecer, o inverno pode ser uma aliada. “Essa é a boa notícia, já que o próprio metabolismo consome mais calorias no inverno por si só, então esta é uma das melhores épocas para perder peso. Mas, para driblar a fome é preciso ter acesso a um conjunto de alimentos saudáveis para chegar ao verão sem prejuízos.

Assim, cuide com os excessos no inverno, pois o colesterol e triglicerídeos tendem a se elevar nesse período, mantenha um rotina de exercícios regular e aproveite para se preparar para o verão, pois serão mais 90 dias com temperaturas mais baixas e logo já estaremos no verão”, finaliza a Nutricionista Franciéle.

E para todos aproveitarem o inverno da melhor forma possível, Franciéle deixa uma receitinha. Além dessas, em seu Instagram: nutrifrancogo, possui várias outras receitas, na qual é super válido conferir.

Cappuccino proteico
100 ml de café passado
15g de whey de cacau
1 colher de sobremesa de pasta de amendoim ou leite de coco em pó
Canela a gosto
Misturar todos os ingredientes no liquidificador e bater, após aquecer é só deliciar-se. Não é necessário adoçar, mas é opcional dependendo de cada paladar.

Previous post

19º RC Mec participa da Temporada Hípica em Itaqui

Next post

Incidência de motoristas bêbados diminuíram na região

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *