2
Shares
Pinterest Google+

Para começar o dia com energia e disposição, é importante investir em um café da manhã saudável e nutritivo. Mas, com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam “pulando” essa refeição, ou comem no caminho do trabalho, escola, sem se preocupar com a qualidade e quantidade do que está ingerindo. A maioria dos indivíduos não dá à primeira refeição do dia, a importância que ela merece.

Nutricionista Andressa Izolan
Nutricionista Andressa Izolan

Ao acordar, o indivíduo necessita reabastecer o organismo – repondo os nutrientes necessários, para assim iniciar o dia. Existe um longo período de jejum, entre o intervalo da última refeição e a primeira do dia seguinte. O café da manhã, dessa forma, tem a importante função de repor a energia necessária, além disso, realizar a refeição auxilia no controle da ingestão alimentar ao longo do dia. Além disso, quem acaba deixando de lado a importância, tem uma maior pré-disposição a consumir mais em almoço e outras refeição, desiquilibrando a alimentação. “O que ocorre na prática é que muitas vezes, para quem pula esta refeição, é ter maior consumo de açúcares, carboidratos refinados e gorduras durante o almoço, em lanches ou até mesmo no jantar. O consumo exagerado destes alimentos poderá acarretar em um aumento de peso e maior risco para doenças futuras”, diz a Nutricionista Andressa Izolan.

O ideal para o café da manhã é consumir alimentos que forneçam energia, como os carboidratos encontrados nos pães integrais e frutas, assim como as proteínas provenientes do leite e derivados e as fibras, que trazem maior saciedade.

Segundo Andressa, esses são alguns alimentos essenciais para um café da manhã equilibrado:

• Frutas picadas;
• Tapioca com semente de chia ou flocos de aveia ou pão integral;
• Castanhas do Pará ou amêndoa ou nozes ou também um óleo como fonte de gordura – óleo de coco (extravirgem), azeite de oliva extravirgem ou manteiga em pequena quantidade;
• Ovos mexidos, iogurte, queijo fresco, leite com baixo teor de gordura;
• Bebida quente como uma xícara de café (sem adoçar) ou chá de sua preferência;

Bem como os alimentos citados, a Nutricionista fornece sugestões de cafés da manhã:
Café da Manhã – Clássico
Modo de preparo:
2 fatias de pão integral com queijo fresco e geleia (sem açúcar) acompanha 1 fatia de mamão com farinha de linhaça e flocos de aveia e chá de camomila com gengibre.

Café da Manhã – Pré treino
Modo de preparo:
1 polpa de açaí batida com 1 banana e 2 colheres de sopa de leite em pó junto de 1 colher de aveia em flocos – adoce com mel.

Café da Manhã – Antioxidante
Modo de preparo:
Crepioca: bater o ovo com 1 colher de tapioca – recheada com tomate, orégano e azeite de oliva, acompanha abacate batido com cacau e mel e chá de hibisco, gengibre e alecrim.

Previous post

Santarosense é a primeira policial tripulante no RS

Next post

Dupla de Santa Rosa se destaca no Futevôlei

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *