Home»Na História»A imponência da escadaria da Rua Santa Rosa

A imponência da escadaria da Rua Santa Rosa

1
Shares
Pinterest Google+

Santa Rosa a cada ano cresce um pouco, seja em sua extensão ou em população. Basta caminhar pelas ruas e ver as belezas naturais e arquitetônicas. No entanto, o que chama a atenção da população é a presença de uma escada na Rua Santa Rosa.

A reportagem conversou com o Dr. Paulo Madeira e com a senhora Olga Liberali sobre o assunto que gera curiosidades aos que por ali passam.

Quando a população se refere a Rua Santa Rosa, Travessa Acre ou Rua São Francisco, o ponto de referência mais lembrado é a escadaria, a qual é toda ornamentada com um belíssimo mosaico.

Segundo relatos de Paulo Madeira, a Rua Santa Rosa era a mais extensa no início da Vila 14 de Julho, ligando a Escola Santa Rosa de Lima (Liminha) até o bairro Cruzeiro. “Por muitos anos ela ficou sendo ‘encascalhada’. Quando cheguei a Santa Rosa, em meados de 1959, ela era muito tortuosa”, comenta Dr. Paulo. Ressalta também que próximo a empresa Itamar, havia uma casa de descanso, onde o proprietário do local era o senhor Freiner, o mesmo do antigo Cinema Odeon. Havia apenas essa edificação, a ausência de moradias se estendia até o Hospital Dom Bosco. “Na direção Cruzeiro-Centro, em seu lado direito, havia duas residências e tinha um aspecto interessante, o Hospital de Caridade (hoje Vida & Saúde) era ali. Uma casa de madeira, com dois pavimentos. Ficava ao lado da Torrefação de Café Fischer.

Depois dessa viagem ao passado, a conversa foi com a senhora Olga, que revelou outras peculiaridades, que a construção ocorreu durante a gestão do ex-prefeito Arno Pilz, por exemplo. “Cogitou-se na época construir uma casa nesse trecho, pois havia muitos acidentes de trânsito. No entanto, pensaram em fazer uma passagem onde carros poderiam trafegar, fazendo o contorno no quarteirão e outra para pedestres, no caso: a escadaria” – comenta Olga, no entanto, o estopim da construção e definição de uma escada, foi devido a ocorrência de um acidente gravíssimo no local.

No livro de Olga Liberali, “Murais e Monumentos”, ela relata que a obra de ornamentar a escada com mosaico é uma intervenção urbana permanente, tornando o local mais agradável e dando um toque artístico à cidade.

O projeto de ornamentação é de Olga e a execução foi pelas alunas do curso de Desenho e Artes Visuais da Fundação Educacional Machado de Assis (Oficina de Arte Garatuja), curso que Olga Liberali era professora. Na época os materiais foram cedidos pelas lojas Janeco Materiais de Construções e Formatto Construção e Decoração. A obra foi entregue em Agosto de 2007.

A escadaria da Rua Santa Rosa faz parte do cotidiano de Santa Rosa. “Semana passada, em um dia ensolarado, tinha uma moça tirando fotografias. Impressionante! Já vi até noivas ali tirando fotos. Outros sentam ali e tomam seu chimarrão. Quando estávamos executando a ornamentação várias pessoas paravam para observar o que estávamos fazendo e elogiavam nossa iniciativa. É uma atração turística!”, fala entusiasmada Olga Liberali. Algo que ela lamenta é o descuido de monumentos e painéis e de certa forma sugere que se houvesse mais limpeza, as fotografias registradas seriam melhores ainda.

“É urgente construirmos outras escadas que garantam nosso acesso ao amor e a solidariedade. Pode ser simples, numa rua pequena, numa cidade pequena, mas, uma escada que nos leve a uma estrela para que tenhamos a compreensão única do que se passa no mundo e possamos abranger o significado da nossa presença no universo” – Teresa Christensen (Trecho do livro Murais e Monumentos)

Previous post

Cartórios divulgam os nomes mais registrados no estado em 2018

Next post

Pontos Geodésicos – tão importantes, porém, tão desconhecidos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *