Home»Geral»19 de Abril, Dia do Exército Brasileiro

19 de Abril, Dia do Exército Brasileiro

0
Shares
Pinterest Google+

O “Regimento San Martín” comemorou o Dia do Exército que tem como marco de fundação o dia 19 de abril de 1648, quando derrotou o invasor estrangeiro na Batalha dos Guararapes, nas férteis terras nordestinas. Foi um momento épico em que negros, brancos, índios e mestiços, irmanados e ombreados, sob o comando dos “Heróis da Pátria”, imortalizaram Guararapes como o berço da nossa nacionalidade ao defender o território brasileiro.

A Solenidade Militar contou com a presença do Comandante do Regimento de Infantaria Monte 9 (Exército Argentino), de autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, da esfera federal, estadual e municipal, bem como com autoridades dos Órgãos de Segurança Pública de Santa Rosa e municípios vizinhos. Um brilho especial neste dia foi a presença das crianças da Escola Estadual Pedro de Oliveira Flores, de pessoas da nossa comunidade, dos veteranos do Regimento, da comunidade universitária da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI-Campus Santa Rosa) e das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA).

BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA! É assim, fundamentado nessas duas simples expressões, que o Exército Brasileiro, ao longo dos seus 371 anos de existência, tem buscado pautar suas ações para defender a nossa Nação e garantir os poderes legalmente constituídos em nossa Constituição Federal.

BRAÇO FORTE, além-fronteiras, ao vencer as Campanhas do Prata; ao combater em solo italiano durante a 2ª Guerra Mundial, para restabelecer a paz e a liberdade; e ao participar dos esforços para a manutenção da paz em diversos países, em especial para a estabilização do Haiti, por mais de uma década. A esses soldados brasileiros, reputamos a confiança e o prestígio com que o Exército de Caxias é distinguido no cenário internacional.

MÃO AMIGA, ao coordenar e apoiar, entre outras operações de caráter subsidiário, a Operação Pipa, que distribui, emergencialmente, há quase 20 anos, água potável a mais de 4 milhões de cidadãos brasileiros, moradores de quase 900 municípios afetados pela seca, contribuindo, assim, para que o Estado brasileiro possa cumprir a função social para a qual é estabelecido.

BRAÇO FORTE, ao manter homens e mulheres em permanente estado de prontidão, aptos e capacitados a defender a Pátria, até mesmo com o sacrifício da própria vida. A Força Terrestre, a despeito da carência de meios adequados, do descompasso salarial com outras carreiras de Estado e dos recursos orçamentários, invariavelmente abaixo das necessidades, mantém seu papel de defesa da sociedade contra as ameaças internas e externas.

MÃO AMIGA, ao planejar e executar a operação de grande complexidade conhecida como Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima, trazendo estabilidade à região de fronteira e, acima de tudo, atendimento digno, humano e profissional aos imigrantes venezuelanos que buscam abrigo em nosso território.

É nesse sentido que o seu EXÉRCITO, o BRAÇO FORTE e a MÃO AMIGA de ontem, de hoje e de sempre, tem procurado estar alinhado aos anseios da sociedade, aos valores da nossa nacionalidade e à grandiosidade do futuro da nossa Nação.

Previous post

Acorda Zé Medeiros

Next post

Santa Rosa recebe mais uma edição da Defensoria Itinerante no Sistema Prisional

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *